Dissertação

O texto dissertativo é um tipo de redação que expõe uma opinião sobre determinado tema de forma expositiva ou argumentativa. É expositivo quando não tem a intenção de convencer o leitor.  Já o argumentativo é a modalidade que busca convencê-lo sobre algo com base em raciocínio e fatos.

A dissertação, assim como todo texto que expõe ideias, precisa ser escrito com coesão e coerência.

A coesão é a ligação entre as palavras, frases e orações.

O texto é organizado de maneira a ligar as partes umas às outras, formando um fluxo lógico e contínuo. Quando um texto está coeso, a leitura é feita com maior facilidade.

Veja a seguir um exemplo de texto sem coesão:

“Carlito partiu no barco verde, que era longo e forte. O menino parou perto da árvore. Ficou tarde, e acabou adormecendo. Acordou com uma fome danada, com vontade de comer carne de carneiro. Não comeu porque carneiro não dá em rio. Sobrou a chance de nadar, o que foi bom, porque fazia calor.”

A coerência, por sua vez, é a forma utilizada pelo autor para construir uma linha de raciocínio ordenando as ideias. Uma deve ser a continuação da outra.

Caso não ocorra uma concatenação de ideias entre as frases, elas acabarão se contradizendo ou quebrando o raciocínio. Quando isso acontece, dizemos que houve uma quebra de coerência textual.  

Segue abaixo dois exemplos de falta de coerência textual:

 “Estão poluindo a atmosfera e por isso a qualidade do ar está melhorando.”

“A péssima qualidade da educação é um problema para o país. Isso pode ser observado com a melhoria da qualidade do ensino.”

A dissertação é  separada em 3 partes básicas: introdução, desenvolvimento e conclusão.

 

A redação para o ENEM – Dissertação argumentativa

A prova de redação exigirá a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Nessa redação, deverá ser defendida uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. O texto deverá ser escrito de acordo com a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Respeitando as regras gramaticais.  Deverá ser elaborada uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

Não escreva frases utilizado “eu acho”, “na minha opinião”.  Apresente seu ponto de vista sem “achismos”, sem generalizações e sem sua subjetividade explícita. Escreva utilizando a terceira pessoa. Seja impessoal. Baseie seus argumentos em informações reais ou utilize uma linha de raciocínio, conduzindo o leitor às suas ideias.

A dissertação, em suas três partes, deve ser estruturada da seguinte forma:

A introdução precisa ser uma espécie de índice do desenvolvimento. É o primeiro parágrafo e deve conter a informação que será argumentada no desenvolvimento. Deve ser elaborada em apenas um parágrafo. Tudo o que for citado na introdução deve ser discutido no desenvolvimento.

O desenvolvimento é onde os argumentos apresentados na introdução devem ser discutidos. O que não for citado na introdução não deve ser discutido no desenvolvimento. Cada argumento deve ser discutido em apenas um parágrafo. Os assuntos pessoais, ou próximos dos acontecimentos cotidianos, devem ser evitados. Evite frases feitas, ditados e o senso comum. Demonstre seus conhecimentos adquiridos durante seus estudos, na leitura de revistas, jornais e livros.

A conclusão é o encerramento da dissertação, portanto nunca apresente informações novas. Se ainda há argumentos a serem discutidos, não inicie a conclusão. Este parágrafo deve concluir toda a redação, e não apenas o argumento do último parágrafo do desenvolvimento. A conclusão deve ser elaborada em um único parágrafo. Retome as ideias apresentadas na introdução e feche sua linha de raciocínio.

Referências

Coerência Textual. Disponível em . Acessado 08 de maio de 2014.

Coesão e coerência textual. Disponível em Acessado 08 de maio de 2014.

Coesão textual. Disponível em . Acessado 08 de maio de 2014.

Texto dissertativo. Disponível em Acessado 08 de maio de 2014.

A Redação do ENEM 2013 - Guia do participante.  Disponível em Acessado 09 de maio de 2014.

Você precisa ser cadastrado e estar logado para acessar este conteúdo.

Cadastre-se gratuitamente clicando aqui

Hastatus

Carregando...