Matéria e Energia

A Química é uma ciência experimental que estuda as transformações que envolvem a matéria e a energia. O que é matéria? O que é energia?

Matéria

Matéria é tudo o que ocupa lugar no espaço e tem massa.

Corpo é uma porção limitada de matéria. Objeto é um corpo com uma finalidade. A ausênsia de matéria é o vácuo. O fato de não se poder ver a matéria não significa que ela não exista. O ar, por exemplo, não é visível mas é matéria e ocupa lugar no espaço.

Toda matéria é formada por partículas muito pequenas, denominada átomos.

Até o final do século XIX acreditava-se que ao se dividir qualquer matéria em pedaços cada vez menores, se chegaria ao átomo, a menor porção em que se poderia dividir a matéria, sendo indivisível e maciço, com o aspecto de uma bola de sinuca. Somente no início do século XX foi provado que ele pode ser divido em partículas menores e que sua forma não é contínua como uma bola de sinuca. As principais partículas que formam o átomo são os prótons, os nêutrons e os elétrons. Cada uma delas possui uma carga elétrica e uma massa definida.

Partícula

Carga elétrica

Massa relativa

Elétron

-1

1/1836

Próton

+1

1

Nêutron

0

1

No átomo estas partículas estão organizadas em núcleo e eletrosfera. No núcleo ficam os prótons e nêutrons que são mantidos juntos por uma força de atração muito forte e, na eletrosfera, ficam os elétrons que são atraídos pelo núcleo devido às cargas elétricas opostas que se atraem.

No átomo o número de elétrons e de prótons são sempre iguais.

Energia

É muito difícil conceituar energia e, alguns autores chegam a argumentar que "a ciência não é capaz de definir energia, ao menos como um conceito independente". Porém, pode-se afirmar que o conceito de energia está diretamente relacionado à realização de trabalho, ao fato de provocar modificações na matéria e de poder ser convertida em suas várias formas (energia cinética, energia potencial, energia radiante, massa).

Equivalência entre energia e massa

Com o desenvolvimento da física moderna foi verificado que massa e energia podem ser convertidas uma na outra através de processos físicos. O físico alemão Albert Einstein, que ficou conhecido por desenvolver a teoria da relatividade, propôs em 1905 a equivalência entre energia e massa através da mundialmente conhecida equação:

E = mc2

Onde:

  • E = energia
  • m = massa
  • c = velocidade da luz no vácuo

Einstein emc2

Você precisa ser cadastrado e estar logado para acessar este conteúdo.

Cadastre-se gratuitamente clicando aqui

Para fazer uma pergunta no debate é necessário se cadastrar e fazer login.

Debates

Abertateoria âtomicaAutor:
Hastatus

Carregando...